.

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Importância das Vitaminas do Complexo B para os Cachorros.

Importância das Vitaminas do Complexo B para os Cachorros: As vitaminas que fazem parte do complexo B compõem um grupo principal de oito vitaminas individuais e especificas (B1/B2/B3/B5/B6/B7/B9/B12) e que apresentam como características se diferenciarem em sua estruturação química, em suas ações e efeitos biológicas e terapêuticas e no teor de suas necessidades nutricionais. A característica em comum é que são hidrossolúveis e os alimentos que representam suas fontes principais são o fígado e o as leveduras (levedo de cerveja). As vitaminas do complexo B auxiliam na manutenção da saúde do sistema nervoso, do sistema cutaneo (pele/mucosas), sistema ocular (olhos), sistema digestivo e gastrointestinal, sistema hepatico (fígado). Sendo coenzimas envolvidas nas produção de energia e tambem desempenham funções essenciais no metabolismo celular. 

Vitamina B1 (Tiamina):
A tiamina melhora a circulação e auxilia na produção de ácido clorídrico, na constituição do sangue e no metabolismo dos carboidratos. A tiamina tem influençia positiva no desenvolvimento muscular de orgões como estomago, intestino, coração e na energia corporal.

Vitamina B2 (Riboflavina):
A riboflavina é essencial para a constituição e produção das hemácias, na produção de anticorpos, na oxigenação celular e crescimento corporal, atua na prevenção e no tratamento da catarata. e tambem auxilia no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Vitamina B3 (Niacina/Niacinamida/Ácido Nicotínico):
A vitamina B3 auxilia positivamente na circulação sanguinea,  na manutenção e proteção da pele e mucosas, no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. 

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico):
O ácido pantotênico tem ação fundamental na produção dos hormônios supra-renais e na constituição de anticorpos, auxilia na metabolização de outras vitaminas e na transformação de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. e é essencial para produção de esteróides vitais e cortisona na glândula supra-renal sendo tambem um elemento importante da coenzima A.

Vitamina B6 (Piridoxina):
A piridoxina e a vitamina que tem maior participação nas funções orgânicas do organismo que qualquer outro nutriente. Influênçia beneficamente a saúde física e mental. e tambem auxilia em problemas como retenção hidrica no organismo.

Vitamina B7(Biotina): A biotina auxilia no crescimento celular, na produção de ácidos graxos, metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e na metabolização das vitaminas do complexo B. 
sua carencia pode ocasionar atraso no crescimento e desequelibrios neurológicos.
Vitamina B9 (Acido Fólico): Atua positivamente no cérebro, o ácido fólico é fundamental na produção de energia e constituição das hemácias.

Vitamina B12 (Cianocobalamina):
A vitamina B12 é fundamental para prevenção e tratamento da anemia. Auxilia na formação e resistencia das células, na digestão dos alimentos e na absorção de seus nutrientes, na síntese de proteínas e no metabolismo de carboidratos e lipídeos, na proteção do sistema nervoso, promovendo tambem a fertilidade e o pleno crescimento e desenvolvimento organico corporal.
Somente utilize medicamentos ou vitaminas com prescrição ou acompanhamento veterinario.

Suplemento Alimentar para Cachorros.


Suplemento Alimentar para Cachorros: O suplemento alimentar e indicado para nutrição de cachorros que estejam com a sua saude debilitada, ou que apresentem deficiências nutricionais. O suplemento alimentar atua como repositor de carboidratos, aminoácidos, vitaminas e sais minerais no organismo. E que auxiliarão, no restabelecimento da saude e do sistema imunologico, em situações pos-cirurgicas e na recuperação de processos anêmicos e de desnutrição e no crescimento dos cachorros. 

Prevenindo tambem contra deficiências nutricionais. O suplemento alimentar é receitado tambem, para ser utilizado por femêas no periodo de gestação e lactação devido ao aumento da demanda por nutrientes, para a formaçao dos filhotes e produção de leite, evitando que a femêa tenha carência nutricional ou perda de peso. E tambem na preparação de cachorros atletas, que participem de competições, ou que atuem em missões de busca e salvamento.

Proporcionando uma melhor performance, e diminuição da fadiga e do desgaste fisico causados por estas atividades. Os nutrientes que compõem os suplementos alimentares, são balanceados e otimizados especificadamente para proporcionarem, uma alimentação de facil e rapida assimilação e digestibilidade pelo organismo (probiotica/prebiotica). E com proteinas, carboidratos complexos, fibras, minerais e vitaminas de alto valor nutricional e biologico, nutrientes estes que reunem todas as vitaminas do complexo B (B1,B2,B3,B5,B6,B7,B9,B12), vitamina C e E.

E minerais como ferro, zinco, calcio, fosforo, iodo, carboidratos complexos e os aminoácidos essenciais leucina, Isoleusina,Valina e o L-carnitina. Existem diversas marcas de suplemento alimentar para cachorros disponiveis no mercado, entretanto antes de se administrar aos cachorros vitaminas, sais minerais ou complemento alimentares, é necessario auxilio e orientação de um veterinario. 

Rações para Cachorros Adultos.

Rações para Cachorros Adultos: A ração para cachorros adultos que são incluidos na faixa etária que vai dos 15 meses ate os 7 anos, tem caracteristicas especificas que convergem com as necessidades nutricionais, metabólicas e energéticas dos cachorros nesta faixa etária. E com a quantidade de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais principalmente o cálcio adequadas a esta fase da vida e as suas exigências orgânicas de proteínas, carboidratos e os demais nutrientes que são menores que as de um cachorro na sua fase como filhote. Pois a ração para cachorros filhotes possui um alto teor de proteínas, carboidratos, gorduras e cálcio, o que alem de causar problemas renais devido ao excesso de proteínas e cálcio provocaria também obesidade ao cachorro adulto pelo excesso de carboidratos e gorduras. 

Que são necessários na alimentação de filhotes devido ao seu crescimento acelerado, porem nos cachorros adultos as suas necessidades nutricionais são necessárias apenas para a manutenção da massa muscular e óssea, e também as vitaminas e sais minerais utilizados em varias funções metabólicas e repositores de elementos no organismo são necessários em quantidades menores. O percentual de proteína nas rações de cachorros adultos varia entre 18% e 20%, valores maiores podem provocar sérios problemas renais no cachorro adulto, e o excesso de cálcio tambem agrava doenças bucais como o tártaro, e pode predispor o cachorro a formação de cálculos renais (oxalato de cálcio) em que geralmente e necessário a cirurgia para a sua retirada. 

Deve-se então utilizar-se a ração especifica e adequada a faixa etária dos cachorros, e a ração para cachorros adultos tem nutrientes que são balanceados para proporcionar uma otima assimilação, digestibilidade e a manutenção da saúde do sistema digestivo gastro-intestinal, do sistema muscular, ósseo, articular e dental, do sistema imunológico e também da pele e da pelagem dos cachorros. Existem diversas marcas excelentes disponíveis no mercado de rações especificas para cachorros adultos, Consulte o veterinário para maiores detalhes e orientações a respeito da melhor opção.                                                                                 

Rações Populares para Cachorros.

Rações Populares para Cachorros: São rações que se encontram disponíveis no mercado, e que tem no preço o seu atrativo e principal fator de competividade, quando comparadas aos demais tipos de ração. Entretanto são formuladas com nutrientes de baixo valor biológico e sem a devida qualidade, contendo ingredientes como farelo de milho, farelo de soja, gluten e farelo de algodão. Que possuem um nível inferior de proteínas e carboidratos, e também uma baixa digestibilidade.

Sendo que estes, não são alimentos adequados para o sistema digestivo de carnívoros como os cachorros, que necessitam de proteínas e carboidratos de de alto valor biológicos e de fácil digestibilidade. Apesar do preço bem competitivo, este não e o tipo de ração adequado e recomendado para ser fornecido aos cachorros, devido principalmente a baixa qualidade de seus principais nutrientes como proteínas e carboidratos e também a sua péssima digestibilidade.                                                                                                                                                                                                                                                                             

Vitaminas Hidrossolúveis para Cachorros.

Vitaminas hidrossolúveis para Cachorros: As vitaminas hidrossolúveis são de solubidade hídrica, ou seja são solúveis em ambientes aquosos ou que contenham agua em seu meio, sendo então absorvidas pelo intestino e levadas pelo sistema circulatório até os tecidos  no qual farão parte no processo de metabolismo celular. O organismo utiliza momentaneamente somente a quantidade necessária, suprimindo o excesso, as vitaminas hidrosoluveis não tem o efeito cumulativo no organismo, sendo o excedente eliminada através da urina.  As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis a altas temperaturas, e se diluem facilmente na água na qual são cozidos os alimentos em que são provenientes.  

As vitaminas que compõem o grupo das vitaminas hidrossolúveis são as vitaminas do complexo B (B1-tiamina/B2-riboflavina/B6-piridoxina/B12-cobalamina), acido pantoneico (niacina/biotina), acido folico (folato), vitamina C (acido ascorbico). As vitaminas hidrossoluveis tem como funções principais no organismo atuar positivamente no metabolismo digestivo e celular, no sistema nervoso, muscular, cutâneo e imunológico e também promovendo o desenvolvimento e a multiplicação celular. Agindo também preventivamente e protegendo o organismo contra varias infecções e enfermidades que vão de anemia a doenças cardivasculares. Somente utilize medicamentos com prescrição e acompanhamento veterinário. 

Vitaminas Lipossoluveis para Cachorros.

Vitaminas Lipossoluveis para Cachorros: As vitaminas liposoluveis são solúveis em ambientes lipidicos, ou seja, que contenham gordura em seu meio. E são absorvidas no intestino pela ação dos ácidos biliares produzidos pelo fígado,  sendo depois levadas pelo sistema linfático para varias partes do organismo. E ao contrario do que ocorre com as vitaminas hidrossoluveis, o excesso de vitaminas lipossoluveis e armazenado pelo organismo, sendo as vitaminas A e D acumuladas no fígado, a vitamina E nos tecidos adiposos e orgões reprodutores. E as vitaminas que compõem o grupo das vitaminas lipossoluveis são a vitamina A (retinol), vitamina E (tocoferol), vitamina K (k1/k2/k3), vitamina D (calciferol), e vitamina F (acido linolico). As vitaminas lipossoluveis proporcionam vários benefícios ao organismo, atuando no sistema digestivo, sistema nervoso, sistema cutâneo, sistema ocular, sistema renal, sistema urinário e no sistema glandular. Somente utilize medicamentos ou vitaminas com prescrição veterinária. 

Vitamina C para Cachorros.

Vitamina C para Cachorros: A Vitamina C ou Acido Ascorbico pertence ao grupo das vitaminas hidrossoluveis, e participa de vários processos metabolicos digestivos e celulares no organismo, e também na síntese de vários aminoácidos para produção de colageno, ossos e outros tecidos e proteínas. Tendo também uma ação benéfica e preventiva contra diversas doenças e seus sintomas como infecções virais, catarata, insuficiência imunológica, anemias, hemorragias, gengivite, cicatrização difícil, dores articulares (artralgia) entre outras. 

As melhores fontes de Vitamina C são as frutas cítricas. Entretanto os cachorros produzem a Vitamina C de que necessitam em seu próprio organismo a partir da glicose que e proporcionada naturalmente por sua alimentação. E a complementação com Vitamina C somente se faz necessária em situações como doenças, recuperação pós-cirúrgica ou debilidade no sistema imunológico. Somente utilize medicamentos ou vitaminas com prescrição e acompanhamento veterinário.                                                       

Vitaminas Essênciais para os Cachorros.

Vitaminas Essênciais para os Cachorros: As vitaminas são classificadas como micronutrientes orgânicos, e geralmente são constituídas em sua estrutura por compostos nitrogenados (aminas) no qual muitos o organismo do cachorro não tem a capacidade de sintetizar. E sua ausênçia na dieta do mesmo pode acarretar em carênçia nutricional por avitaminose ou hipovitaminose, com a manifestação de vários sintomas e graves doênças, inclusive o enfraquecimento do sistema imunológico do organismo do cachorro. Pois as vitaminas estão envolvidas em diversos processos e desempenham varias funções metabólicas, como a absorvição das proteínas e sais minerais, estabilização da quantidade de fosforo e cálcio no organismo, atuam como co-enzimas, no sistema nervoso, e também na coagulação sanguínea. 

E as vitaminas se dividem em dois grupos que são as hidrossoluveis e as lipossoluveis, as vitaminais hidrossoluveis como o próprio nome indica são solúveis em lipidios(gorduras) e para serem absorvidas pelo intestino é necessário a presença de gordura, e as vitaminais hidrossoluveis essênciais para o organismo do cachorro são a tiamina(B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3), Piridioxina (B6), Cobolamina (B12), Acido Pantoneico, e Acido Folico. E as vitaminas Lipossoluveis são solúveis em agua, e para serem absorvidas basta a presença de líquidos no intestino, sendo que as vitaminas lipossoluveis essênciais para o organismo dos cachorros são as vitaminas A(retinol), D(calciferol), E(tocoferol) e a vitamina K. Somente utilize medicamentos ou vitaminais com prescrição e acompanhamento veterinário.                                                                                                

Creme Dental para Cachorros.

Creme Dental para Cachorros: As pastas de dente para os cachorros são especificas e apresentam caracteristicas próprias quando comparadas as pastas de dente utilizadas pelas pessoas, pois há substanciais contidas nestas pastas de dente que são prejudiciais a saúde dos cachorros. Como Carbonato, Lauril Sulfato de Sodio, Sorbitol e principalmente o Flúor, que tem tendência a se acumular no organismo. E quando em grande quantidade é extremamente tóxico, podendo causar nos cachorros doenças e sintomas como salivação excessiva, náuseas, vómitos, diarreias, dores abdominais, irritação e ulçeras gástricas.
Devido a todas estas contra-indicações e sintomas adversos não se deve utilizar creme dental humano em cachorros.

Inclusive pela própria tendência natural dos cachorros em engolir a pasta de dente utilizada na escovação. o que tende a aumentar o acumulo e agravar a intoxicação por flúor no seu organismo. Há no mercado pastas de dente com composição especifica para cachorros. E que são elaboradas com substanciais que não afetam e não são prejudiciais a sua saúde. Nos cachorros é rara a ocorrência de cáries, principalmente por sua dieta conter pouca ou nenhuma açúcar, devido a isto o flúor não se faz necessário, podendo então ser totalmente dispensado. A pasta de dente canina e utilizada para higienização bucal do cachorro, mais sua função principal e na prevenção do tártaro, evitando a sua formação e o seu acumulo na arcaria dentaria dos cachorros.

Colirios para Cachorros.

Colirios para Cachorros:  Os colirios utilizados no tratamento de doenças oculares nos cachorros são classificados em dois tipos, colirios antibióticos e colirios antiflamatorios e que utilizam como principio ativo em sua formulação substancias como , Ciprofloxacina, Sulfato de Condroitina, Meglumina, Dexametasona, Sulfato de Zinco, Cloreto de Benzalconio entre outras. E são empregados para o controle, tratamento e no auxilio da cura de varias doênças oftalmologicas que acometem os cachorros. Que são a Conjuntivite, Insuficiência Lacrimal, Ceratite Seca, Ulcera da Córnea, Opacidade da Córnea, Opacidade do Cristalino, Infecções Bacterianas, Glaucoma, Uveite e Infecções Bacterianas Oftalmologicas. Somente utilize medicamentos com prescrição e acompanhamento veterinário.                                                                          

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado