.

domingo, abril 03, 2011

Raça Dogo Argentino - Cachorros.



Raça Dogo Argentino - Cachorros: O Dogo Argentino, como o próprio nome diz, é uma raça de cachorro que é originaria, e que foi desenvolvida e aprimorada na Argentina, na região de Córdoba. E que foi fruto de um grande esforço e trabalho feito por Antonio Nores Martínez, auxiliado por seu irmão Agustin Nores Putrinez. Que em 1928 formalizou e estabeleceu um padrão para a raça, porem apenas no ano de 1950 a Federação de Cinofilia Argentina reconheceu a raça Dogo Argentino, e atualmente está é a única raça de cachorros reconhecida internacionalmente com origem na Argentina. E inicialmente na busca de um cachorro que fosse imbatível nas arenas e insuperável na caça de javalis e pumas, selecionaram então varias raças, porem foi escolhido como cachorro "base" o Viejo Perro de Pelea Cordobés, raça hoje extinta mas que na época era muita popular na Argentina nas brigas entre cachorros. 




Iniciou então a criação a partir de fêmeas d Viejo Perro de Pelea Cordobés, por serem tambem uma raça de cachorros quase que totalmente brancos, e que tambem tinham um grande prestigio e tradição nos combates, sendo que frequentemente morriam lutando, pois não recuavam jamais. E a raça Viejo Perro de Pelea Cordobés, foram acrescentadas a raça Dogue Alemão, com o objetivo de aumentar o peso e o tamanho da raça, o Bulldogue Inglês e o Bull Terrier, para acrescentar caracteristicas como uma maior intrepidez, resistência, e insensibilidade à dor, o Boxer para conferir uma maior vivacidade e inteligência, o Mastim dos Pirineos tambem para aumentar o seu porte, a rusticidade, olfato e o seu manto branco, ampliando também a capacidade de adaptação a todos os climas. 



O Pointer Inglês contribuiu principalmente pelo bom olfato que caracteriza a raça em seu uso na caça a grande animais. O Irish Wolfhound foi o responsável, junto com o Dogue Alemão e o Mastim dos Pirineus na definição do seu tamanho. E o Dogue de Bordeaux, contribuiu inicialmente com a força de sua mandíbula, cabeça potente e a aptidão para o combate, porem foi logo abandonado pois gerava filhotes com pelo amarelado, que era uma das características que eram consideravas indesejáveis para a futura raça. E todo dedicação, cuidado e empenho foram direcionados para o desenvolvimento, evolução e o aprimoramento da raça Dogo Argentino, durante vários anos, até que em 1928 foi redigido o primeiro padrão da raça pelo próprio Antonio, e apresentado por ele próprio numa reunião da Associação de Caçadores local. 


No entanto, sua morte precoce fez com que a tarefa de consolidação da raça coubesse ao seu irmão, Augustin, que nos anos seguintes cuidou para que o Dogo Argentino se popularizasse especialmente entre os caçadores. E as principais características e qualidades da raça, são a sua agilidade e combatividade, que inclusive fizeram com que ele fosse rapidamente adotado como principal cachorro entre os caçadores de pumas e javalis, e seu desempenho o consagrou e o transformou em um cachorro muito requisitado e um grande sucesso no seu pais de origem. E uma das qualidades mais apreciadas do Dogo Argentino pelos caçadores, é a sua forma caracteristica de farejar a sua presa, pois ao contrário de muitas raças, o Dogo herdou do Pointer a habilidade de farejar o ar, em busca de sua presa, o que impedia que fosse enganado pelos pumas, por exemplo, que poderiam andar em círculos e subir em árvores para escapar da perseguição. 


E tambem um dos principais traços da personalidade do Dogo Argentino é sua versatilidade, pois foi inicialmente criado e desenvolvido para ser um cachorro especializado em luta e caça, funções nas quais tinha um desempenho excepcional, porem adaptou-se igualmente bem a uma série de novas tarefas. Pois atualmente é utilizado pela Polícia Federal da Argentina como cachorro de guarda e de patrulha, e até mesmo como guia de cegos. Pois o Dogo Argentino desempenha muitas outras funções além da caça, como guarda, guia de cegos e busca e salvamento, além de ser muito utilizado como cachorro de polícia em vários países alem da Argentina, como México, Estados Unidos, Holanda e Israel. 


E tambem é um cachorro com muita personalidade e bastante corajoso, porem extremamente equilibrado, sendo inclusive muito aclamado por criadores e responsáveis como um cachorro que se necessário, principalmente na defesa de seu responsável e familiares extremamente destemido e feroz. Dedicado, leal e sempre interessado em todas as atividades da família, é sensível e inteligente o bastante para reconhecer as pessoas que não fazem parte do círculo familiar, e ainda assim, permitir, porem de forma sempre alerta que elas possam integrar e participar da vida dos seus responsáveis, e tambem adora crianças sendo extremamente tolerante com as mesmas. E na sua função principal, que é de cachorro de guarda, caracteriza-se por ter uma postura silenciosa e independente. 


Por isso não é recomendado para proprietários inexperientes ou mesmo que não consigam se impor como líder ao seu cachorro. Porem é extremamente dedicado e fiel aos seus responsáveis, e responde com facilidade aos comandos e é bastante paciente com crianças, mas como é um cachorro de grande porte, deve-se evitar que fiquem sozinhos com as crianças muito pequenas. E com pessoas estranhas em companhia de seu responsável, o Dogo não é agressivo, porem também aceitará afagos e ficara sempre alerta antes de conhecer a visita em questão. Sua índole e instinto acentuado para guarda, fazem com que não tolere que seu espaço seja invadido por estranhos, inclusive precisa ser socializado e acostumado desde cedo com outros cachorros e animais domésticos para que possa conviver com eles. 


Pois seus instintos de luta e caça, fazem com que dificilmente se consiga uma harmonia entre 2 machos num mesmo território. Seu porte físico e história fazem com que eles precisem de espaço para exercitarem seus músculos, por isto não é recomendável que vivam em pequenos ambientes. E caminhadas e brincadeiras com a família fazem com que se desenvolva adequadamente, e não se deve, nunca, isolá-lo nos fundos do quintal, pois o Dogo Argentino precisa do contato estreito com os membros da família para que possa ser um cachorro equilibrado. Entretanto o seu temperamento e aspecto feroz, fizeram com que frequentasse constantemente as listas de raças proibidas em diversos países, como a Inglaterra, e nos Estados Unidos a raça ainda não é reconhecida oficialmente, estando colocada entre as raças raras a té  como SRD ou seja, sem raça definida. 


E assim como o cachorro adulto, o filhote tambem precisa de bastante espaço para exercitar-se, e poder desenvolver a musculatura e o temperamento típicos da raça. E um dono inexperiente, ou pouco dominante com relação ao cachorro não é adequado para esta raça, pois os Dogos Argentinos precisam de limites claros e consistentes. Até em razão de seu tamanho, os filhotes devem ser estimulados à obediência e devidamente socializados o mais cedo possível, evitando que se transforme num cachorro rebelde e que com certeza será difícil de controlar. E deve-se imediatamente reprimir, porem de forma tranquila e equilibrada, sem violência ou gritos, qualquer comportamento agressivo dirigido a outros animais ou pessoas assim como acostumá-los à crianças e outros cachorros desde cedo. 


E o corte das orelhas é obrigatório segundo o padrão da raça, e deve ser feito em torno dos 2 meses. E é recomendável tambem que o futuro responsável preste especial atenção à pigmentação dos filhotes. pois O pelo dos Dogos deve ser totalmente branco, e a ponta do nariz deve ser preta, sinal de boa pigmentação. Esta pigmentação do nariz normalmente se completa até o filhote atingir a idade de 3 meses. Podem haver pequenas manchas escuras na pele do Dogo e em pequenas áreas no pelo da cabeça, apesar de ser preferível que seja totalmente branca, mas são aceitas estas pequenas mancha, porem elas jamais devem aparecer no pelo do corpo do cachorro. 


E ao escolher um filhote, prefira sempre os mais velhos, com mais de 60 dias, quando já se pode observar a cor dos olhos, que devem ser escuros e ambos da mesma cor. Inclusive o Dogo Argentino é um cachorro bastante rústico e que apresenta poucos problemas genéticos, e o principal ponto que deve ser observado pelo responsável diz respeito a uma das principais características da raça, que é a sua pele branca, e que pode facilmente sofrer com o sol em excesso e apresentar dermatites. Recomenda-se aos responsáveis de Dogos Argentinos que vivam em climas excessivamente quentes que procurem orientações quanto ao uso de protetor solar nas épocas de verão. Outro problema relativamente frequente que acomete a raça é a surdez congênita, inclusive recomenda-se um teste de audição quando da ocasião da aquisição de um filhote.



Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...






COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado