.

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Raça Vira - Latas - Cachorros.


            
Raça Vira-Latas - Cachorros: É muito comum e até existe um certo ar de sedução e sofisticação na ocasião da aquisição de um cachorro pela opção de um exemplar canino dito de raça. E esta escolha não ocorre por acaso,  pois se vamos à uma livraria para pesquisar-mos sobre cachorros, os livros sempre nos orientam e induzem sobre qual é a melhor raça para se criar em apartamento, qual a melhor raça para se relacionar com crianças, qual a melhor raça de cachorros de guarda. E as figuras estampadas nos pacotes de rações para cachorros trazem sempre imagens de rottweilers, labradores, cocker spaniels ou dachshunds, ou seja, há sempre a associação com cachorros de raça, da mesma forma são elaboradas as propagandas de produtos voltados para esse mercado, que tambem sempre utilizam e relacionam cachorros de raça aos seus produtos.
               

Existe explicitamente, uma orientação e até uma indução sócio-emotiva, para que ao se adquirir um cachorro se faça a opção pelos que sejam de raça, até pelo próprio status proporcionado pelos cachorros de raça. o que tambem acaba criando um estigma que persiste de preconceito, desprestigio e desprezo pelos cachorros que não sejam de raça, os ditos vira-latas ou SRDs. Entretanto, não há uma sustentação científica para o conceito de raças caninas. Pois todos os cachorros pertencem à espécie Canis familiaris, ou como foi classificado mais recentemente Canis lupus familiaris, e todos descendem dos lobos cinzentos (Canis lupus), que foram domesticados provavelmente há 100 mil anos. E todos os cachorros, independente da "raça" são, portanto, uma subespécie dos lobos cinzentos. E dos lobos para os cachorros há uma grande diferença, pois mas 100 mil anos de seleção artificial foram suficientes para que o ser humano desenvolvesse milhares de variedades de cachorros.
               

Os primeiros critérios e requisitos adotados pelo ser humano para a seleção dos cachorros foi a caracteristica de mansidão. Pois Lobos muito agressivos eram perigosos, problematicos e difíceis de se controlar e manter, selecianava-se preferencialmente lobos com caracteristicas eminentes de maior obediência e mansidão. E pesquisadores e geneticistas observaram, que raposas quando capturadas e criadas em cativeiro, após algumas gerações de procriação seletiva e domesticação se tornavam mais mansas e desenvolviam comportamentos característicos de cachorros domésticos, comportamentos estes, que não estão presentes em raposas selvagens. Mais do que isso, algumas gerações após a domesticação essas raposas apresentar caracteristicas anatômicas como orelhas moles, focinhos mais curtos, padrões distintos de pelagem e cauda erguida. Sendo estes
              

Possivelmente os genes caracteristicos que conferem tanto aos lobos quanto as raposas uma maior mansidão. Podemos entender, por esse estudo que foi conduzido em poucas gerações, imagine então o que milhões de gerações fizeram ao lobo, possibilitando o surgimento de variedades de descendentes tão distintos quanto um chiwawa ou um dogue alemão. E ainda assim, todos são pertencentes a uma mesma espécie que é a Canis lupus familiaris. No entanto, quando consideramos geneticamente, o conceito de raças caninas genuínas não faz sentido. O que existe sim são grupos de exemplares cruzados seguidamente entre si para expressar determinadas características que lhes confere visível semelhança, e algumas vezes a propensão a determinada índole, e esta dita diferenciação racial se limita apenas a isto. Exceto devida a uma acentuada diferenciação de sua aparência externa, nada distingue uma raça canina da outra.
             

Existem, obviamente, linhagens que são maiores e linhagens que são menores, linhagens mais agitadas ou que possuem uma maior força física e agilidade que outras, inclusive todas essas características podem tambem ser encontradas em cachorros chamados “sem raça definida” ou SRD. E alguem que pretenda por qualquer motivo adquirir um cachorro não precisa consultar e pesquisar um guia de raças que garante que determinada raça apresente determinado comportamento, ou tambem optar por comprar um cachorro com pedigree em um canil devido a uma determinada "raça" proporcionar um status sócio-econômico ou por estar na moda.   Pois o que estabelece que um determinado cachorro pertence a uma determinada raça, e que um segundo cachorro pertence a uma raça diferente e que um terceiro  pertence a um grupo sem raça definida é um conceito com um critério absolutamente artificial.
             

Pois os cachorros originados de seleções e cruzamentos induzidos não se reconhecem a si mesmos como pertencentes a raças distintas, como ocorre no caso de raças surgidas de maneira natural. Desde de o inicio de sua domesticação, os cachorros foram empregados pelo ser humano em diferentes serviços (pastoreio, caça de pequenos e grandes animais, caça de aves aquáticas, farejadores, guarda, etc.). Mesmo sem conhecer os princípios e fundamentos da genética, o ser humano primitivo já sabia desde o principio , por fatores empíricos, que se cruzasse cachorros com determinadas características e aptidões teria maior chance de encontrar essas mesmas características em suas proles. E esse processo se acentuou ainda mais a partir do surgimento dos Kennel Clubs no século XIX. Desde então, cachorros já não eram cruzados somente para fornecer exemplares mais aptos para realizar determinados trabalhos.
            

Mas principalmente com o intuito de selecionar exemplares que apresenta-sem determinadas características físicas. e para conseguirem estas características, utilizavam intensivamente o endocruzamento, ou seja, o cruzamento entre irmãos, país e filhos, avôs e netos, etc, o que veio a causar diversos problemas genéticos e anomalias em seus descendentes. Os Kennel Clubs criaram o sistema de registro de raças, onde das milhares de linhagens selecionadas ao longo destes 100 mil anos de domesticação e que persistiram até os dias de hoje, entre 150 e 400 variedades são hoje reconhecidas como raças (o reconhecimento de uma determinada linhagem como raça varia de Kennel Club para Kennel Club). Os próprios cachorros Vira-latas poderiam, portanto, ser incluídos dentro de determinadas raças, ainda que não pudessem ser considerados puros, por desconhecermos sua  procedência.
            

Apenas esses fatos já servem para demonstrar que o conceito de raças caninas não é um conceito bem fundamentado. Consequências do repetido endocruzamento de cachorros, .Embora a seleção artificial remonte ao paleolítico, o conceito de raças caninas, que devem obedecer a determinados padrões, possui menos de 150 anos. Algumas raças atuais remontam a tempos bastante remotos, como é o caso do cão d´água português, que possivelmente já era criado pelos fenícios, o afghanhound, que remonta ao século III a.C., do Rottweiler, já utilizado pelos romanos e de tantos outros, no entanto essas raças, como foi dito anteriormente, formaram-se a partir de diversos exemplares distintos que expressavam determinadas aptidões e características. Não havia uma pressão para que os cachorros não se misturassem com outras linhagens e endocruzamentos praticamente não ocorriam, e quando ocorriam, eram acidentais.
             

Mesmo sem conhecer os mecanismos da genética, o ser humano sempre soube, de forma experimental, que o cruzamento entre irmãos ou entre pais e filhos criava uma prole mais frágil. Hoje sabemos que isso acontece porque com o endocruzamento aumenta a possibilidade de que genes raros recessivos se manifestem no organismo. Quando existe uma variabilidade genética, mesmo com a presença de genes raros deletérios na população, estes raramente se manifestam, porque a própria seleção natural cuida de eliminá-los. Mas quando a variabilidade genética é pequena, e os animais se cruzam apenas entre si, então surgem as anomalias e doenças. Podemos então dizer que todos os schnauzers, poodles, dachshounds, cockers, weimaraners e bulldogs são parentes entre si. Não parentes no sentido que todos os cachorros são entre si, Eles são parentes em primeiro grau, no máximo em segundo grau.
             

Pois um cachorro maltês que nasça na França é praticamente um irmão de sangue de um cachorro maltês que venha a nascer no Brasil. simplesmente porque há pouquíssimo variabilidade dentro desses grupos. E as consequências dessa baixa variabilidade genética dentro das raças caninas é a grande ocorrência de defeitos congênitos (nascimento de animais com defeitos de formação), a manifestação de doenças e a baixa longevidade. Existem mais de 500 doenças genéticas conhecidas que acometem os cachorros, sendo que todas elas são associadas à baixa variabilidade genética existente dentro das raças. Raças como os poodles apresentam diversas doenças endócrinas, tumores de mama, hidrocefalia, epilepsia e outras doenças. Cockers manifestam grande incidência de cataratas, glaucomas e doenças da retina, doenças dos rins e displasia coxo-femural.
               

Pit Bulls, Rottweilers e Pastores Alemães também apresentam maior incidência de displasia coxo-femural, e outras doenças características do Pit Bull são, a sarna demodécica, problemas de rompimento do ligamento cruzado e parvovirose. A parvovirose também incide com maior frequência nos Rottweilers, que também sofrem com de problemas relacionados ao complexo gastroentérico. E Pastores Alemães, manifestam uma maior incidência de ataxia, epilepsia, doença de Von Willebrand (problemas de coagulação), cegueiras causadas por pannus oftálmico ou queratite superficial crônica. E os Labradores são acometidos por cerca de 20 doenças genéticas, entre elas displasia coxo femoral, retinal, catarata, ausência de testículo, etc.
              

Os Dachshunds, apresentam alta incidência de artrite, além disso, sua coluna longa ocasiona em maior incidência de problemas vertebrais, hérnia de disco, sendo tambem mais propensos a desenvolver problema de cálculos renais, tumores mamários e otites. Como os animais com pernas mais curtas são mais valorizados, essa característica é selecionada pelos criadores, ocasionando em animais com pernas tão curtas que acabam arrastando a  barriga e as orelhas no chão. Entre os Yorkshires existe maior propensão à endocardiose, hidrocefalia, diversas afecções dermatológicas, musculoesqueléticas, cânceres de testículo e de hipófise, colabamento traqueal, hiperadrenocorticismo, nefropatias e afecções urinárias diversas, várias gastroenteropatias, catarata, atrofia da retina, distrofia da córnea, conjuntivite. O Pinscher, além da sarna demodécica, com frequência apresenta epilepsia, problemas cardíacos e problemas de luxação de patela (rótula), que pode até demandar uma cirurgia.
             

Além dessas doenças genéticas, há ainda outro problema relacionado ao cruzamento endogâmico, que é o favorecimento de características estéticas que resultam em comprometimento da propria qualidade de vida do cachorro. Por exemplo, o padrão de raça estabelecido para o dachshunds diz que quanto mais baixo, melhor. Então os criadores buscam produzirem cachorros que literalmente se arrastam pelo chão, pois esses são os mais valorizados. É óbvio que para o cachorro isso resulta em péssimas condições de vida, limitando e consequentemente reduzindo em muito a locomoção dos dachshunds, conhecidos popurlamente como “salsichinhas”. Cachorros da raça rhodesian ridgeback necessitam, por padrões raciais, apresentar uma faixa saliente no dorso, e para isso que são selecionados.
              

Essa faixa apenas se forma nestes cachorros como consequência de uma espinha bífida, portanto, selecionar exemplares para que apresentem essa crista nas costas é selecionar para que nasçam com esse problema. Essa crista ainda propicia que um quisto (sino dermóide) se  desenvolva entre os tecidos subcutâneos e o tecido muscular, causando infecção. Nos canis comerciais, quando um rhodesian ridgeback nasce sem esta crista, frequentemente ele é morto, pois exemplares assim comprometem a qualidade do plantel. Raças como o sharpei e o mastiff napolitano tem como padrão racial a necessidade de apresentar pregas na pele. E quanto mais pregas melhor. Ocorre que essas pregas são regiões propensas ao acúmulo de sujeira e umidade e, como consequência, ao surgimento de dermatite, seborréia e micoses.
              

Além disso, pregas demais limitam os movimentos do cachorro, comprometendo também sua visão. Muitas vezes são necessárias cirurgias para remover pregas da frente dos olhos. Adicionalmente, sharpeis apresentam problemas de tireóide, problemas de pele e pelo e mal funcionamento do fígado e dos rins, o que ocasiona em dificuldade de biotransformar e eliminar toxinas do organismo. Sharpeis também com frequência apresentam mordedura prognata, ou seja, os incisivos da arcada inferior se fecham à frente dos incisivos da arcada superior. Algumas raças de cachorros, como os bulldogs, o boxer, o pequinês e o pug apresentam mordedura prognata como padrão de sua raça. Em muitos casos o prognatismo é tão acentuado que, mesmo quando o cachorro está com a boca fechada, pode-se ver seus dentes e a sua língua.



No padrão dessas raças também há uma valorização de cachorros com cabeça curta, alta e enrugada, focinho curto, enrugado e voltado para cima, com narinas amplas, o que torna sua respiração pesada e difícil. Com frequência esses cachorros apresentam prolapso dos olhos (olhos saltados da órbita, ou caídos) e pernas tortas. Esses cachorros tem maior propensão a apresentarem problemas cardíacos, com grande incidência de cânceres, problemas articulares e epilepsia. Portanto, ao buscarmos por cachorros que obedecem a determinados padrões raciais estamos buscando pela expressão de características artificialmente selecionadas e que com frequência representam doenças e má qualidade de vida para os mesmos. Ao selecionar exemplares de acordo com suas características raciais, agimos como nazistas ou eugenistas. E estamos tambem contribuindo para toda uma cadeia de negócios inescrupulosos fundamentados na ganância e na exploração de indefesos e inocentes cachorros.





Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...




82 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI O POST...TBM SOU COMTRA ABANDONO E MAUS TRATOS..

PARABÉNS ADOREI SEU BLOGG..


bjuss

Anônimo disse...

Mto bom o post.
E concordo com sua argumentação.
cães já viraram produtos faz tempo
e quem compra não percebeu, ou finge que nao
percebe.

e em relação ao post acima: Não viaja!
n tem nada a ver com abandono e maus tratos
e sim de brincar de deus com fins comerciais.

Tatyane Malta disse...

Eu sou APAIXONADA por vira latas!!
amo de paixão!

Anônimo disse...

Tenho uma vira-lata há 11 anos; ela nunca deu trabalho nenhum, nunca ficou doente e nem aparenta ser velhinha. Além de ser uma cachorra super inteligente e amorosa.
Considero o vira-lata o melhor cão que alguém pode ter.
Garanto q ao adotar um vira-lata vcs não irão se arrepender; digo isso por experiência própria.

Anônimo disse...

Achei uma vira-lata na rua, a adotei, tenho mais duas de raça em casa, e posso dizer que a vira-lata é a mais mansa, mais carinhosa, a que menos da trabalho, e o amor dela é incondicional! Sou totalmente a favor dos cães vira-latas! As minhas duas de raça ganhei, são lindas, maravilhosas, mas a minha vira é minha maior companheira!

Anônimo disse...

Eu tenho dois pinscher e um vira lata ..um dos pinchers tem problema na pele e o outro na patela...ja a vira lata não tem naaaaaaaada...
Vira latas são mais fortes, resistentes, são tão ou mais inteligentes que muitas raças...são tudo de bom.

Larissa disse...

Parabéns pelo seu blog, já li algumas matérias e adorei!
Meu cachorro de infância era vira-lata, morreu de velhinho, 15 anos, mas foi o melhor amigo que poderia ter. Nunca teve qualquer problema, só nos anos finais que o pobrezinho perdeu a visão. As pessoas deveriam ter essa consciência de adotar, amigo a gente não compra, na verdade ele escolhe a gente só pelo olhar, esses olhinhos são de cortar o coração.

Anônimo disse...

parabéns pelo oseu blog porque se cada um tivesse a sensibilidade de adota um cãouzinho vira lata seria muito bom...

Anônimo disse...

adorei este site falando sobre vira-latas

Anônimo disse...

VIRA-LATA
VIRA SORRISO
VIRA ALEGRIA
VIRA COMPANHEIRO
VIRA AMIGO
VIRA FAMILIA

VIRA-LATA A ESCOLHA MAIS CERTA.
E O AMIGO MAIS LEAL !!!

Anônimo disse...

ADOREI PARABENS MUITO BOOOOOOMMMMM

Anônimo disse...

TENHO UM VIRA LATA CHAMA-SE BILLI PQD, MEU FIEL ESCUDEIRO ACHEIO NA RUA , ERA UM SEM TETO, HOJE FAZ PARTE DA FAMILIA, TEMOS MUITO ORGULHO DELE , SÓ NOS TRAZ ALEGRIA, ÊLE É MUITO DIVERTIDO, E MUITO MALANDRO, FOI DEUS QUE NOS DEU; SGT. EDSON PEREIRA, DO RESGATE CORPO DE BOMBEIROS S. PAULO

Paula Zarling disse...

TEnho tres pestes, mas os amo muito. O amor do humano não chega a sola do pé do amor do animal.

Exemplo: A gata da minha irmã foi envenenada e quem a salvou foi um cachorro, ou melhor o cachorro. Lembrando que tal fato ocorreu na madrugada de domingo para segunda.

Anônimo disse...

TENHO 3 VIRA LATAS MARAVILHOSOS ,TODOS DE RUA , EU OS AMO MUITO....SÃO MINHA ALEGRIA DE VIVER....

Anônimo disse...

acabei de ganhar um vira-lata de minha irmã,ela sabia que queria muito um cão. Foi um dos mais maravilhosos presente que já ganhei,ele chegou faz pouco tempo mais já o amo muito.

Anônimo disse...

eu tenho 12 vira-latas e um pudol

Anônimo disse...

eu tenho um irmão que gosta de cachorros de raça vira - lata

Anônimo disse...

legal!

Anônimo disse...

oque é legal

Anônimo disse...

paulo 0hggfghjjjkung

millena disse...

lindo lindo muito bom seria se todod os seres humanos tirasem o olho de seus propios umbigos e parsem de achar que so gente que merece

Anônimo disse...

Amo os cães vira-latas, tenho uma cadela, a Pretinha, eh muito alegre, companheira, ela só m dah FELICIDADE! [Minha xodo]!
Sou da UCS-BIOLOGIA
Cristina

Anelore disse...

Tudo de bom esse blog! O melhor cão é o VIRA-LATA.
Tive um, o KIKO, q morreu aos 17 anos e nunca ficou doente. Perdeu a visão pouco antes de morrer. Tive um Rotweiller LINDO e DÓCIL, muito manso. Teve um tumor aos 11 anos e morreu de infarto.
Agora tenho uma vira-latinha, a Cleo, achei na rua, ela tinha menos q 2 meses, muito bebezinha. Hoje está com 1 ano e é minha alegria. Ela faz coisas q o Rot nunca fez. Os vira-latas são mais "inteligentes" q os de "raça". AMO MINHA NEGUINHA CLEO!!! rs

Anônimo disse...

tenho cahoro vira-lata e gosto mui to dele e todos tem o mesmo direito seja vira-lata ou de raça!!! pensen nisso...

Anônimo disse...

Ola eu tenho a minha Vira Lata, que eu Amo demais.
Ela veio pra minha casa trazer muita alegria.e Amor.

Anônimo disse...

voces estao de parabens pelo site eu amo cachorros seja ele de raça ou um vira lata nao vejo diferença tenho uma vira lata em casa e e a alegria da minha casa e penso que as pessos deveriam adotar vira latas pois cachorro e tudo de bom

Anônimo disse...

Parabens pelo site! So tenho a acrescentar que a denominaçao que dou a estes animais, caes ou gatos, chamo-os de raça "brasileira", ou seja, a miscigenaçao de raças, como os brasileiros!!!!

Anônimo disse...

eu tinha meu vira lata mais ele se foi era meu melhor amigo ta dificil de esquecer ele.

Anônimo disse...

Ele era um vira lata especial se chamava PIPOCA moreu fazendo que mais gostava .

Anônimo disse...

A palavra de Deus fala O justo olha pela vida dos seus animais,mas as misericórdias dos impios são cruéis.eu tenho charllote charlene fofinho amo muito que Deus te abençoe

Anônimo disse...

amo os animais sou contra o abandono e os maus traros, os vira latas são os meus preferidos se minhas condiçoes financeiras permitisse, adotaria muitos.amo-os amigos fies de todas as horas.

Anônimo disse...

Tenho duas vira latas que encotrei abandonadas são duas fofas minhas filhas de coração,uma tem 14 anos a outra tem 8 anos tinha tambem meu lindinho de 15 anos que me deixou a dois ano e seis meses choro ate hoje sou apaixonada por eles.

Anônimo disse...

Achei seu blog muito interessante e acima de tudo esclarecedor, pois leva informação de qualidade para as pessoas que não entendem e querem adquirir um cachorro. Eu tenho no meu sítio 7 vira latas, alguns peguei na rua acidentados. São ótimos cães de guarda e cia. sem contar que são resistentes as doenças. A verdade é que quem gosta de cão não escolhe raça até por que nós, brasileiros, somos vira latas, somos misturas de raça. renegar o cão é renegar a própria raça brasileira.

Joice - RS disse...

Adorei conhecer esse blog! Eu sou apaixonada por cachorros!!! Tenho duas vira-latas :) Uma é a Mirna que eu peguei bebezinha numa doação num hospital veterinário, ela tem 7 anos e é uma flor, eu sempre digo que ela é uma santa, pois não incomoda em nada, é um poço de carinho e delicadeza, além de ser a cadela mais mansa que já vi na vida, nunca mordeu ninguém na vidinha dela, nem de brincadeira qnd bebê, ela tbm é muito obediente e esperta, é a minha melhor amiga! A minha outra vira-lata é a Êrika, ela tem por volta de 11 anos e está com a gente há 6 anos, a pegamos vivendo nas ruas, toda sarnenta, esquelética, cabisbaixa, quase sem pêlo no corpo, sem nenhuma disposição. Ela se recuperou incrivelmente bem, passou a ser uma cadela bastante hiperativa, brincalhona, doidinha, feliz, linda demais e brava com gente estranha... Agora, está passando por uma fase difícil de adaptação, pois ficou deficiente e perdeu o movimento das patas traseiras (hérnia de disco - vamos iniciar a acupuntura em breve)... Mas está sendo uma guerreira, cheia de vontade de viver e alegria mesmo diante das mudanças e das dificuldades! Estamos cuidando dela com muito amor e carinho. Antes de isso acontecer, ela era nossa 'cão de guarda' que corria os ladrões, hehehehe... Agora, a pobre se aposentou e veio pra dentro de casa por suas limitações, então iremos pra terceira vira-lata, pois já estamos, meu marido e eu, planejando uma nova adoção de uma vira-lata disposta a cuidar do nosso pátio e a ganhar muito amor e carinho, sem contar a comidinha, aguinha fresca e as vacinas sempre em dia :) Vira-lata é tudo de bom, eu adoro saber que eles são únicos na aparência e no temperamento, apesar de amar cachorros de qualquer raça só pelo fato de serem cachorros, eu não teria um de raça, nem pensar, prefiro esses sem qualquer pedigree, mas únicos, originais e irrepetíveis!!!! Me sinto uma privilegiada por ser mãe de vira-lata!!!

Anônimo disse...

Adoreei esse post
quem maltrata animais tinha qe ser preso
e ainda pagar muito caro por isso
tem uma frase do filme MARLEY E EU QE EU ADORO VOU ATE COLOCAR AKI..
"Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimento já são o suficiente. Um cachorro não liga se você é rico ou pobre. Esperto ou não. Inteligente ou não. Entregue o seu coração e ele dará o dele. De quantas pessoas podemos dizer o mesmo? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas nos fazem sentir extraordinários?" ESSA FRASE TOCO MEU CORAÇÃO LÁ NO FUUNDO
UM BEIJO GENTE ADOREI A PAGINA

Anônimo disse...

Minha cachorrinha tbm é vira lata mais eu amo muito ela não sei o qe seria de mim sem ela
MEG BEBE DA MAMÃE

Anônimo disse...

Tenhoo uma Vira-lata que amoo muitooo, ela super amorosa muito inteligente e não troco elah por nenhum cachorro de raça..... Parabens pelo blog!

Anônimo disse...

todos tem direito a vida, seja de raça ou vira lata temos que cuidar com muito amor todos os animais, meus preferidos são os vira latas mais amo a todos, tenho duas vira lata muito queridas.Amo, amo,amoooooooooooooooo os animais.

Anônimo disse...

cada um podia fazer sua parte ja tirei um gato das ruas para nao sofrer maus tratos por ninguém está comigo até hoje se cada um fizesse sua parte o mundo seria um lugar melhor.adorei seu blog

Luiz disse...

O melhor cão que alguém pode ter é um Vira-lata.Tenho um há exatos 12 anos e nunca, nunca mesmo, teve qualquer problema de saúde.Apenas algumas pulgas, por alguns dias , em função duma infestação ocorrida em 2007 num bairro da minha cidade. Tratou-se e nunca mais teve nada.

Anônimo disse...

Adotei um vira-lata abandonado e no começo fiquei um pouco frustada porque queria muito um labrador. Passado um mes já estou apaixonada pelo meu vira-latinha, eu o amo muito e ele a mim. Tem mais ou menos quatro meses e é super inteligente e amoroso, não o trocaria por nenhum cão de raça.

Anônimo disse...

vcs estão de nota 10 me ajudou muiiitooo esse texto cara, adorei mesmo !!!!parabens parabens parabens

Anônimo disse...

Boa tarde.

Tenho uma vira-lata linda estava esperando o segundo cio para castra-la ( conforme fui orientada ) ela fugio e cruzou. Ela teve 10 filhotes e agora não sei o que fazer, pois não queria deixa-los em canis tenho muita dó. Sera que é facil conseguir pessoas que queiram adotar ?

Fone 11 6468- 0370

juh souza disse...

AMO MEUS VIRA LATAS ...E NUNCA ESQUECI OS QUE JÁ SE FORAM

Anônimo disse...

EU TENHO DUAS VIRA LATAS E AMO MUITO. SAO MINHA FILHAS.

GOSTEI MUITO DA PAGINA.

Anônimo disse...

eu amei todos engul zinho meus cschorros lindo lindos aiaia

Anônimo disse...

aminha prima lari achou todos lindos

Unknown disse...

Minha cadela é SRD, é linda e a amo muito.
Quem ama cachorro não escolhe raça.

Unknown disse...

Minha cadela é SRD, é linda e a amo muito.
Quem ama cachorro não escolhe raça.

Unknown disse...

Minha cadela é SRD, é linda e a amo muito.
Quem ama cachorro não escolhe raça.

Unknown disse...

Gostaria de divulgar no meu facebook, eu tenho um peludinho que encontrei com 54 dias que estava numa sacolinha para ser jogado na vala, eu peguei ele é lindo, amo meu kiko...gostaria de compartilhar para conscientizar as pessoas da necessidade que eles(os animais de atenção, amor e comer, beber e que eles envelhecem que devemos continuar...Eles filhotinhos todos amam...depois que crescem jogam pela janela dos carros ou jogam em valas como se fossem lixos

Unknown disse...

meu facebook Sandra Cristina Silva

MEU BLOG http://salvadorfotosimagens.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Tenho uma vira lata linda com 1 ano de idade , eu pequei ela na rua , senti muita pena e peguei , hoje ela e minha familia estamos felizes !!

Anônimo disse...

Ola ! , Adorei o blog de animais ! , sou contra o abandono de animais , tenho uma cahorra linda , ''VIRA LATA '' ela veio da rua , pegamos ela , tratamos , cuidamos , tiramos sujeiras , carapatos , pulgas e etc ! , o importante e que ela ta viva , com saude , com sua familia , feliz , brincalhona , alegre e sempre do nosso lado ! , demos o nome dela de KATHY ! , quando eu encontrei ela na rua tinha uns 4 meses , mais hoje tem 1 aninho hoje estou muito feliz que ela esta presente na nossa familia ! , que deus naao deie que nenhuma pessoas nesse mundo , abandone animais , passaros , gatos e todos os animais !!

Anônimo disse...

Ola !! , Adorei esse blog !! , sou contra abandono de animais ! , tenho uma cachorra linda ! chamada KATHY !
ela tem 1 ano hoje ! , mais quando a peguei na rua tinha 4 semanas !! hoje estou muito feliz de dizer que tenho um vira lata com minha familia ! , quando a peguei estava suja , com pulgas , carapatas e etc , limpamos e ,muito mais demois banho ! adorei peguar esse bichinho ! :)

Anônimo disse...

do maldadi pecado falta di deus judia di um cachorro e falta di uma humanidadi com um ser vivo!!! o animal nen si defendi me preucupo com isso todos nos

Anônimo disse...

Gosto muito de animais há 1 mês adotei um vira-lata que estava abandonado na rua da minha casa. Esses cães, apesar de não parecerem, são muito sensíveis e precisam de carinho. Não são somente os cães de raça que nos trazem alegria. As pessoas precisam entender isso!

Anônimo disse...

Eu tenho uma linda cachorrinha vira-lata,ela é a minha chocolatinha,ela é a felicidade de todos da minha casa,ela é muito engraçada,gosta de brinca com as criançadas.

Anônimo disse...

Eu tenho um pundo recem-nascido e um vira-lata que nasceu esse ano do mes de agosto gosto muito deles...
eles são brincalhoes e espertos...
eles dormem no quintal eu do banho neles dia de sabado se estiver chovendo esquento aguá ou levo no veterinario pra examinar eles...
eles comem di tudo menos o numero 1 e o numero 2 ta gente? rssrs eu do mais ração pra eles...
minha tia é veterinaria eu tenho a carteirinha dos meus dois cachorros levo eles de graça não pago nads e a maternidade animal é particular tem ke pagar mais de dois mil reais e eu levo sem me preocupar pois a maternidade animalé da minha tia..
lá é só de cachorro e gato...
é maternidade animal e pet shop...
meus caes adorão..
bom eu sou a alexandra yohanna sou de sp guarulhos moro em uma casa de 10 comodos e sou muito feliz...
eu não0 sou ricinha ta?
só apenas tenho coisas do mais bom e do mais caro...

Anônimo disse...

hum alexandra yohanna achei vc muito metidinha conheço vc mora na rua bom jesus bairro santa edwirges só pq vc tem aqueles seus cachorros idiotas e aquela casona não signifika nda

Anônimo disse...

signifa algo muito importante para mim algo que vc sempre sonhou...
se me conhece pq num falo seu nome...
ta idiotas é o seus pais aqueles cachorros que pede esmola ta!

bjus alexandra yohanna

Anônimo disse...

rsrs coitada de vs ta
meus pais trabalham e eu dependo deles eles sempre me deram educação,vc que naum tem educação nasceu em berço de luxo e se acha...
sabe porque naum falei meu nome?
porque eu naum quero o meu nome em boka de cachorro...
ta
sua familia é elegnt a maioria como sua mãe e seu papai...
mas por fim naum ti deeram educação mas afs se toca garota me esquece e vai fude taa111111111111111111111111111111111111

Anônimo disse...

vou fuder com o paulinho agora com prazer amore
xau,xau,sua puta

Anônimo disse...

puta olha quem fala a paty daqui do bairro...
sp santa edwirges guarulhos cocoricoo
xau,xau.

Anônimo disse...

nossaa nunca vi uma briga aqui nesse blog que orror mais ducação gente
as duas mocinhas tão se chigando ai purque ?

Anônimo disse...

que briga disnessesaria!!!
as duas deviam ter mais educação!!!

concordo com a pessoa que postou o comentario a cima do meu!!!

Anônimo disse...

parabens pelo blog!!!
não é porque existem cachorros de raça que vamos ignorar os menos importantes como os vira latas!!!

Unknown disse...

Bacana, agora entendi porque os cães de raça invariavelmente adoecem mais, e é fato que os SRDs adoecem bem menos, parabéns pelo blog. Muito bom!

Anônimo disse...

eu tambem criu muitos animais em casa ,adoooooooooro caes

sueli disse...

eu criu em casa dois caes,tres gatos ,guatro piriquitos,e um arara.voce adote tambem,

Anônimo disse...

É sabido que cães SRD popularmente conhecidos como vira-latas aprensentam muito menos problemas de saúde do que os cães de reça selecionados,talvez pelo fato da grande variedade genética,e mistura de diferentes raças que originam um cão srd.
Sabemos que um cão srd é uma "mistura" de diferentes raças,talvez isso tenha fortalecido a variedade genética e tornam os cães srd mais saudaveis.
Se um cachorro de raça fugir de casa dificilmente ira sobreviver nas ruas,são cães que necessitam de muitos cuidados,um cão vira-lata se ocorrer o mesmo tem mais chance de sobreviver,não necessita da mesma "raçãozinha" e outras coisas.
Ja tive um cao vira lata e ele mesmo sempre comia arroz com feijão e viveu muito tempo..agora se fizer o mesmo com cao de raça aposto que morria mais cedo.

Flavia disse...

Adotei uma vira-lata a menos de uma semana e está no meu trabalho. Quero mto traze-la para a minha casa, mas moro em apto. Sera que ela se adaptará? Tenho uma sacada pequena... Obrigada

Anônimo disse...

acho qual quer raça muito bonita
nunca maltratei nenhum animal
minha mãe vai adotar um cachorro vira lata vcs podem
me dar uma ajuda

Anônimo disse...

Eu tenho o marlley eu comprei ele por 30:00reais em uma visinha perto de casa , eu sempre digo que eu nao escolhi ele mais ele me escolheu euamo muito ele e tenho a certesa de que ele me amaRaça Vira-Latas - Cachorros: É muito comum e até existe um certo ar de sedução e sofisticação na ocasião da aquisição de um cachorro pela opção de um exemplar canino dito de raça. E esta

Anônimo disse...

Era tarde, quase noite, muito fria, no feriado de “Corpus Christi” (30/05/13), à alguns metros de minha residência, chegando com meu carro, avistei um cachorrinho pretinho deitado na esquina.
Quando estacionei o carro na frente de minha casa, observei que aquele cachorrinho veio meio que cambaleante em minha direção. Quando abri a porta do carro, pude ver, apesar de seus pequenos olhos estarem quase fechados, uma tristeza tão grande naquele olhar que me feriu como uma lança estocada em meu coração, mas apesar disso tudo, ele me olhava em profundo silêncio e abanava sua cauda. Ele me pedia ajuda, mesmo em silêncio, ele me pedia ajuda e ficou nítido no balançar de sua cauda que se propunha à pagar por qualquer ajuda que eu pudesse lhe oferecer, ele estava já me pagando com amor e carinho, que era naquele momento o seu único patrimônio. Ele estava me entregando o seu único patrimônio em troca de alguma necessidade física que ele precisasse naquele instante, mas na verdade, o que fez mais bem à ele (e à mim também) foi descobrir que o que mais ele precisava naquele momento (apesar de seu estado físico debilitadíssimo) foi o retorno daquilo que ele me entregou; carinho, atenção, amor. Ele veio até nós, apesar do seu estado físico despedaçado, veio de espírito íntegro.
Seu olhar cerrado e profundamente cativante, devagar fui percebendo que ele mal enxergava e tinha forte sensibilidade à luz, visto que a garagem de casa estava acesa.
Chamei minha esposa dizendo: “Tem alguém aqui no portão te chamando!!” Ele não latia, e ainda não late, e apesar de mal enxergar, ele se comunica com seu olhar.
Não pudemos nos conter. Os latidos de nossas queridas vinham alto do quintal, quando elas (nossas cachorrinhas) perceberam a presença diferente de seu semelhante, se contrastando com o silêncio profundo produzido por aquele ser que só tinha amor para dar (como se houvesse algo maior do que isso)!!
Desde aquela data, estamos tratando desse cãozinho, que já chamei de Romarinho, Lobinho, Tidinho, Tadinho, Toddynho, Menininho, Pretinho, mas ele atende, ou pelo menos tenta, por qualquer nome que termine em “inho”, acho que seu nome mesmo seria “Carinho”.
Nosso menino Fellipe, uma bola de futebol e os garotos da visinhança fazem os poucos momentos de alegria desse maravilhoso cãozinho.
Gastamos o que não tínhamos com remédios e alimentação, ainda ele precisa de muita coisa. Mas apesar de eu não ser uma pessoa de posses, tudo aquilo que nele foi gasto, nada para nós, será mais valioso do que a vida dele. Mas queremos proporcionar mais à ele, não só a vida, queremos poder proporcionar qualidade de vida.
Dele, nada sabemos de seu passado, se foi abandonado, se foi perdido ou se perdeu. Se vive de lembranças de um antigo lar, com crianças ou se nunca teve um lar. É trágico, é dramático. Mesmo assim ele tem muito amor prá dar e merece receber isso de volta também.
Eu amo esse cãozinho, assim como amo os outros animais que tenho em casa, duas cadelas maravilhosas, uma Poddle e uma Vira-Lata(tbém.tirada das ruas), infelizmente não temos espaço suficiente para continuarmos hospedando esse cãozinho maravilhoso.
Estamos tentando achar um Lar de verdade para ele. Com alguém que realmente o mereça. Que sinta suas necessidades e que o entenda. Pode ter certeza de que o retorno será compensador.

"Não temos espírito, ningém têm, homem ou animal, o que temos é um corpo. Nós somos o Espírito."

Eu sou Carlos Alberto, minha esposa Andréa.
Se vc quer dividir a sua felicidade com alguém, temos à vc o presente certo.
Não queremos nos livrar do problema, seria fácil. Apesar dele não ser um problema. Queremos apenas resolver o problema desse pequeno ser especial.
kkk.pereira@yahoo.com.br

Adrismart disse...

Eu amo minha cachorrinha Píki ela é linda.

Anônimo disse...

Bom,por experiência própria digo:vale a pena adotar um vira-lata.Adotei o meu,Oliver, e ele é super meigo,carismático e nada agressivo e se adaptou bem à vida no apartamento.Passeando com ele duas vezes por dia,ele fica calmo,super tranquilo dentro de casa,um amor.Quem está pensando em adotar,adote,até porque tem muitos nas ruas,você vai está tirando um cachorrinho da miséria.Muitas pessoas compram cachorro de raça só porque ele é bonitinho e socialmente aceito pelos homens,muitos ainda tem preconceito com os viras.Então,inove e adote um.

BLOG DE EDMILSON PERNAMBUCO disse...

Adorei seu Blog.
Tenho uma cadelinha vira-latas, Bambina. Ela é tudo de bom pra mim. Um amigo trouxe-a ainda novinha. Ficou órfã. Entre os irmãos, ela sobrou, por ser fêmea.Antes tive 3 de raça que precisei mandar para outro amigo, pois cresceram muito e eu não tinha espaço num Apto pequeníssimo. Fiquei muito triste. O meu amigo falou sobre a situação de minha Bambina.
Pedi que a trouxesse.Tão pequeninha era minha neguinha. Alimentei-a com madeirinha.Quando ela abriu os olhinhos, fui eu a primeira pessoa que ela viu. Embora já conhecesse meu cheiro.Minha linda vira-latas, hoje está com 5 anos de idade.Nunca teve pulgas nem carrapatos. Nem doenças. Todo ano toma as vacinas necessárias.É muito amiga. Leal. Mansinha.Obediente. Aprendeu a fazer as necessidades num só lugar, no quintal da casa que moro agora.Antes ela fazia no box do banheiro, onde eu ensinei. Sei que ela me ama e me entende.Não sai nunca de junto de mim.Foi a melhor coisa que me aconteceu em minha vida, nesses últimos anos.Ela me adotou também. Muito ciumenta.

Anônimo disse...

Bom pessual eu pesquiso muito sobre essa rassa e posso afirmar q o vira-lata e o melhor cachorro q ja pesquisei eles sao sempre fieis aos donos cachorroos otimos para criansaas com supervisao adulta e sao caes q se desenvolvem rapido quando seu dono os trata com carinho brincalhao e ttudo de bom hoje sou muito feliz com meus vira-latas boby e pituca com sua ninhada q esta para chegar

Jeff disse...

Realmente vale a pena adotar um cão, principalmente se eles forem lindos com estas raças deste site abaixo:

http://verfotosdefamosos.blogspot.com.br/2013/07/cachorros-bonitos-racas-de-caes-mais.html

Anônimo disse...

Verdade os bichos são como nos eles tem sentimento, sentem medo, dor . São indefesos acho uma falta de humanidade das pessoas maltratando esses pobres bichinhos.

mt disse...

cara tem como vc descobrir a raça do meu cao

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado