.

sexta-feira, outubro 15, 2010

Cachorros - Raçoes/Cachorros Filhotes.



Cachorros - Rações/Cachorros Filhotes: A alimentação ideal e mais completa para os cachorros no seu primeiro mês de vida e o leite de sua genitora, pois contem todos os nutrientes necessários para o seu pleno desenvolvimento. Como um alto teor de proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais e inclusive anti-corpos que são proveniente do colostro, que e uma substancia que compõem o leite e que contem uma quantidade muito grande de anti-corpos e que proporciona imunização ao filhote lactante contra diversas doenças infecto-contagiosas.




Entretanto a partir de um determinado tempo que varia de 30 a 45 dias, geralmente depois de 30 dias o leite da cadela genitora e insuficiente e já não supre todas as necessidades do organismo do filhote. E nesta fase em que chega o momento do desmame, deve-se ter todo o cuidado durante esta transição e se utilizar uma ração especifica que tenha todos os nutrientes necessários como proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais e também na quantidade proporcional e adequada ao seu rápido desenvolvimento. Pois um cachorro filhote necessita de 2 a 4 vezes mais nutrientes como carboidratos, proteínas e essencialmente minerais que um cachorro adulto.




Devido ao seu rápido desenvolvimento, principalmente da massa muscular e da massa óssea (ossos/dentes). E precisam de se alimentar com uma ração que contenha relativamente mais aminoácidos (proteínas) que uma ração para cachorros adultos, e também em maior quantidade em relação ao seu peso corporal. Devido a a estas questões não se deve dar aos filhotes ração de cachorros adultos, pois ira provocar varias carências nutricionais e prejudicar muito o seu desenvolvimento corporal principalmente massa muscular, massa óssea e também o seu sistema imunológico.



Existem no mercado varias opções de rações especificas e balanceadas para filhotes, e que fornecem aos filhotes todos os nutrientes que eles necessitam para se desenvolverem perfeitamente sem a necessidade de que haja suplementação alimentar de vitaminas e sais minerais. E devem ser fornecidas de 3 a 4 vezes ao dia para os cachorro filhotes ate o seu primeiro ano de vida, e para as cachorros filhotes de porte médio/grande até os 18 meses.

Cachorros - Vitamina C.



Cachorros-Vitamina C: A Vitamina C ou Acido Ascorbico pertence ao grupo das vitaminas hidrossoluveis, e participa de vários processos metabolicos digestivos e celulares no organismo, e também na síntese de vários aminoácidos para produção de colageno, ossos e outros tecidos e proteínas. Tendo também uma ação benéfica e preventiva contra diversas doenças e seus sintomas como infecções virais, catarata, insuficiência imunológica, anemias, hemorragias, gengivite, cicatrização difícil, dores articulares (artralgia) entre outras. 


As melhores fontes de Vitamina C são as frutas cítricas. Entretanto os cachorros produzem a Vitamina C de que necessitam em seu próprio organismo a partir da glicose que e proporcionada naturalmente por sua alimentação. E a complementação com Vitamina C somente se faz necessária em situações como doenças, recuperação pós-cirúrgica ou debilidade no sistema imunológico. Somente utilize medicamentos ou vitaminas com prescrição e acompanhamento veterinário.

Cachorros - Vitaminas Lipossoluveis.



Cachorros-Vitaminas Lipossoluveis: As vitaminas liposoluveis são solúveis em ambientes lipidicos, ou seja, que contenham gordura em seu meio. E são absorvidas no intestino pela ação dos ácidos biliares produzidos pelo fígado,  sendo depois levadas pelo sistema linfático para varias partes do organismo. E ao contrario do que ocorre com as vitaminas hidrossoluveis, o excesso de vitaminas lipossoluveis e armazenado pelo organismo, sendo as vitaminas A e D acumuladas no fígado, a vitamina E nos tecidos adiposos e orgões reprodutores. E as vitaminas que compõem o grupo das vitaminas lipossoluveis são a vitamina A (retinol), vitamina E (tocoferol), vitamina K (k1/k2/k3), vitamina D (calciferol), e vitamina F (acido linolico). As vitaminas lipossoluveis proporcionam vários benefícios ao organismo, atuando no sistema digestivo, sistema nervoso, sistema cutâneo, sistema ocular, sistema renal, sistema urinário e no sistema glandular. Somente utilize medicamentos ou vitaminas com prescrição veterinária.                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Cachorros - Vitaminas Hidrosoluveis.



Cachorros-Vitaminas hidrossolúveis: As vitaminas hidrossolúveis são de solubidade hídrica, ou seja são solúveis em ambientes aquosos ou que contenham agua em seu meio, sendo então absorvidas pelo intestino e levadas pelo sistema circulatório até os tecidos  no qual farão parte no processo de metabolismo celular. O organismo utiliza momentaneamente somente a quantidade necessária, suprimindo o excesso, as vitaminas hidrosoluveis não tem o efeito cumulativo no organismo, sendo o excedente eliminada através da urina.  As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis a altas temperaturas, e se diluem facilmente na água na qual são cozidos os alimentos em que são provenientes.  


As vitaminas que compõem o grupo das vitaminas hidrossolúveis são as vitaminas do complexo B (B1-tiamina/B2-riboflavina/B6-piridoxina/B12-cobalamina), acido pantoneico (niacina/biotina), acido folico (folato), vitamina C (acido ascorbico). As vitaminas hidrossoluveis tem como funções principais no organismo atuar positivamente no metabolismo digestivo e celular, no sistema nervoso, muscular, cutâneo e imunológico e também promovendo o desenvolvimento e a multiplicação celular. Agindo também preventivamente e protegendo o organismo contra varias infecções e enfermidades que vão de anemia a doenças cardivasculares. Somente utilize medicamentos com prescrição e acompanhamento veterinário. 

Cachorros - Vitaminas Essênciais.




Cachorros - Vitaminas Essênciais: As vitaminas são classificadas como micronutrientes orgânicos, e geralmente são constituídas em sua estrutura por compostos nitrogenados (aminas) no qual muitos o organismo do cachorro não tem a capacidade de sintetizar. E sua ausênçia na dieta do mesmo pode acarretar em carênçia nutricional por avitaminose ou hipovitaminose, com a manifestação de vários sintomas e graves doênças, inclusive o enfraquecimento do sistema imunológico do organismo do cachorro. Pois as vitaminas estão envolvidas em diversos processos e desempenham varias funções metabólicas, como a absorvição das proteínas e sais minerais, estabilização da quantidade de fosforo e cálcio no organismo, atuam como co-enzimas, no sistema nervoso, e também na coagulação sanguínea. 


E as vitaminas se dividem em dois grupos que são as hidrossoluveis e as lipossoluveis, as vitaminais hidrossoluveis como o próprio nome indica são solúveis em lipidios(gorduras) e para serem absorvidas pelo intestino é necessário a presença de gordura, e as vitaminais hidrossoluveis essênciais para o organismo do cachorro são a tiamina(B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3), Piridioxina (B6), Cobolamina (B12), Acido Pantoneico, e Acido Folico. E as vitaminas Lipossoluveis são solúveis em agua, e para serem absorvidas basta a presença de líquidos no intestino, sendo que as vitaminas lipossoluveis essênciais para o organismo dos cachorros são as vitaminas A(retinol), D(calciferol), E(tocoferol) e a vitamina K. Somente utilize medicamentos ou vitaminais com prescrição e acompanhamento veterinário.                

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado